Dentes encavalados

Por que os dentes ficam “encavalados” conforme vamos envelhecendo?

By: | Tags: | Comments: 0 | setembro 1st, 2020

É fato que um dente se sobrepõe sobre o outro (apinhamento) progressivamente, principalmente na região anteroinferior. Esteticamente fica cada vez mais comprometido, além de dificultar na escovação e, consequentemente na formação de tártaro (detritos alimentares com bactérias calcificados na superfície do dente) e ainda o processo inflamatório na gengiva (gengivite).

Será que o grande vilão é a erupção dos terceiros molares (dente do juízo)?

Várias pesquisas foram efetuadas entre grupo de pessoas mais jovens que retiraram esses dentes antes de irromper e depois com mais idade (adultos) foram comparadas com outro grupo que não efetuaram a remoção dos terceiros molares. Conclusão: os dois grupos tiveram os dentes “encavalados” na região anteroinferior, região dos incisivos.

Então como se explica?

Há mais de um motivo possível para esse desequilíbrio na arcada dentária e, entre as várias causas, podemos destacar: o crescimento tardio do osso da parte inferior da face para frente (mandíbula); movimentação dos dentes posteriores para frente; ausência dos desgastes entre os dentes, devido uma alimentação mais moderna; redução da largura das arcadas dentárias, promovendo menos espaço entre os dentes, em decorrência do pressionamento das bochechas laterais ou mesmo respiração bucal; hábitos bucais; além do padrão hereditário familiar.

O tratamento mais indicado é a utilização de aparelho ortodôntico fixo, com finalidade de alinhar e nivelar os dentes, posteriormente a colocação de contenção fixa para estes dentes não se movimentarem.

Texto de Dra. Tânia G. Tanaka (Especialista e Mestre em Ortodontia)

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?