Composição Corporal x Peso

Composição Corporal x Peso

Por: | Tags: | Comentários: 0 | novembro 23rd, 2017

Você sabe a diferença?
O que mais escuto em consultório é “Nossa! Ganhei 1kg nesse fim de semana!” Ou “Só de mudar a alimentação em uma semana emagreci 1kg!”. Será mesmo que o que você ganhou ou perdeu foi gordura?
Temos que ter muito cuidado com a balança. Quando nos pesamos, estamos pesando todo o conteúdo do nosso corpo…massa muscular, gordura, água, etc. E um detalhe muito importante é que a gordura é mais leve do que a massa muscular. Portanto, se você estiver em uma mudança de estilo de vida, fazendo exercícios e se alimentando de forma correta, é possível que você veja poucos resultados na balança, mas grandes resultados na composição corporal ganhando massa muscular e perdendo gordura. Da mesma forma pode ocorrer o inverso, quando você faz uma dieta restritiva demais e tem uma perda muito maior de massa magra do que gordura e acredita que está “emagrecendo” porque o peso da balança reduziu, sendo que na verdade você só perdeu o que não deve ser perdido. E só é possível avaliar realmente o quanto você ganhou ou perdeu de gordura e massa muscular fazendo uma avaliação mais detalhada como a antropometria ou a bioimpedância. A balança é apenas uma das referências mais simples de avaliação. Portanto, desapega dessa ideia de se pesar todos os dias, porque com certeza você estará sendo enganado pelo efeito ilusório da balança.

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